Literatura de cordel: 25 melhores exemplos para conhecer o que é, de onde veio e para que serve

Compartilhar

Você quer saber quais são os melhores livros sobre literatura de cordel?

Pois saiba que quem conhece uma boa obra de cordel fica amarrado no gênero, da mesma forma que os pequenos livros ficavam no início da sua história. Com efeito, amarrar os livretos em cordões nas ruas e praças era o original sistema de venda dos primeiros autores desse criativo estilo de escrever da literatura de cordel. 

Assim, eis a origem do termo cordel. Quanto a fonte do estilo literário antes de ganhar o nome português, os primeiros registros são do século XII. A forma rimada de se expressar começou a se tornar popular na França, Espanha, Portugal e Itália no período do Renascimento. 

Aliás, foram os portugueses que trouxeram os primeiros exemplares para o Brasil no século XVIII. Agora, caro leitor, chegou a sua vez de se maravilhar com o universo da rima, da métrica e da poesia, os principais elementos da literatura de cordel. Afinal, com esses elementos os autores contam histórias sobre os mais variados temas. 

Para ajudá-lo nesta agradável tarefa reunimos 25 títulos, que colocamos para a sua apreciação.

Melhores livros sobre literatura de cordel

Embarque em uma jornada literária cativante ao mergulhar no mundo encantador da literatura de cordel.

Desde suas origens no nordeste do Brasil, a literatura de cordel evoluiu para uma coleção diversificada de gêneros poéticos e de prosa que continuam a cativar leitores em todo o mundo. Nesta lista com os melhores livros sobre literatura de cordel, descobriremos a rica história e o significado cultural da literatura de cordel, bem como os vários gêneros que surgiram ao longo de sua evolução.

Seja você um leitor experiente ou um novato nessa forma de arte cativante, prepare-se para ser transportado para um mundo onde as palavras ganham vida e as histórias são tecidas com a maior habilidade e paixão.

1. Antologia do Cordel Brasileiro, por Marco Haurélio

Deixe que suas emoções venham à tona ao ler esta coletânea de 15 cordéis que o genial Marco Haurélio organizou. De fato, ao ler a Antologia do Cordel Brasileiro você vai entrar em contato com grandes nomes que fizeram história na literatura de cordel, tanto no passado quanto no período atual.

Assim, com os comentários de Marco Haurélio, que é não apenas um cordelista, mas também poeta e historiador, você vai conhecer o incomparável João Grilo, personagem de vários cordéis que o Brasil conheceu na peça e no filme “O Auto da Compadecida”

No entanto, este é apenas um pequeno exemplo do excepcional conteúdo desta coletânea, que com toda a certeza vai deixá-lo encantado.


2. Desafios de Cordel, por César Obeid

Uma obra ímpar que diverte e emociona, “Desafios de Cordel” é mais um dos muitos livros do excelente cordelista Cesar Obeid. O livro está presente nas salas de aula, visto que fez parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Nesta obra você vai conhecer os diferentes formatos do cordel como o martelo e a sextilha, entre outros. O livro contém histórias engraçadas com inspiração nos desafios dos violeiros repentistas que por muito tempo animaram as cidades do sertão.

Contudo, a inspirada obra de Cesar Obeid também trata de fatos reais, que o autor narra em um inconfundível exemplo da versatilidade da literatura de cordel.


3. O Coelho e o Jabuti, por Arievaldo Viana

Esta obra do grande poeta e cordelista Arievaldo Viana vai fazer você lembrar de quando as crianças sentavam em círculo para ouvir histórias, ainda que muitas vezes não passassem de estórias.

Em uma divertida narrativa, essa nova versão de ‘O Coelho e o Jabuti’ mostra como a inteligência pode compensar uma aparente fraqueza física.

Um pequeno exemplo do uso da literatura de cordel como um meio eficiente para o ensino das leis morais, que pode ser aproveitado por toda a família, e não apenas pelas crianças.


4. Dicionário Brasileiro de Literatura de Cordel, por Gonçalo Ferreira Silva

Você que pesquisou os livros sobre literatura de cordel tem nesta obra o acesso tanto a beleza dos versos quanto a informações gerais sobre o tema. Portanto, não deixe de conhecer esse livro, considerado uma referência entre os amantes e estudiosos da literatura de cordel.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) contribuiu para organizar esse livro visando não apenas preservar, mas também estabelecer os critérios necessários para identificar e rotular uma obra como um cordel.

Assim, a ABLC definiu neste livro a estrutura para garantir que uma obra do gênero traga sempre a beleza poética que a rima e a métrica perfeita podem criar.


5. O Pequeno Príncipe em Cordel – (Nova Edição), por Josué Limeira e Vladimir Barros

Um grande exemplo de como a literatura de cordel pode contar todo tipo de história. Nesse sentido, Josué limeira traz para o sertão um livro que desde 1943 (data de sua primeira edição) já teve tradução para mais de 200 idiomas ou dialetos, sendo, portanto, uma das obras mais traduzidas no mundo.

Da mesma forma que a obra que o inspirou, esse cordel fala através dos versos das riquezas que realmente importam: as virtudes.

Você vai se comover com os profundos ensinamentos sobre o amor, a amizade e a fidelidade, que saem do pensamento puro de uma criança.


6. Letramento Literário e Cordel: o ensino de literatura por um novo olhar, por Gilles Villeneuve Souza Nascimento

Esta fascinante obra se destina a professores e outros profissionais da área de educação, especialmente os que tentam adicionar em seus ensinamentos o gosto pela literatura, uma missão nada fácil em nossos dias.

Entretanto, o uso da literatura de cordel em salas de aula já é uma prática comum, inclusive com a recomendação dos órgãos de educação. O estilo rimado dos versos do cordel torna a leitura mais dinâmica e atrativa em relação à prosa.

O livro pretende difundir o ensino da literatura sob um ângulo diferente, e a estrutura do cordel se adapta perfeitamente, uma vez que pode tratar de temas variados, mas com um jeito mais simples de desenvolver o prazer de ler.


7. A Vida de Jesus em Versos de Cordel, por Fábio Sombra

Muitas pessoas não leem a Bíblia por entenderem que é uma leitura cansativa e tediosa.  “A Vida de Jesus em Versos de Cordel” pretende acabar com essa dificuldade ao trazer o Novo Testamento na forma de versos com rimas.

Fábio Sombra, que já ganhou diversos prêmios literários, inova mais uma vez e repassa as importantes e belas mensagens de Jesus através da beleza poética da literatura de cordel.

Além disso, complementa a obra com lindas imagens de xilogravuras, também de sua autoria, que dão ao trabalho um toque especial de leveza e descontrai o ato de ler. Uma obra única, que todo fã de cordel deve possuir.


8. Traquinagens de João Grilo em Cordel, por Marco Haurélio e Klévisson Viana

Os autores de cordel já criaram muitos personagens para contar as suas histórias. Entre eles se encontra o João Grilo, um dos mais antigos e conhecidos personagens da literatura de cordel

Muitos autores escreveram tendo João Grilo como protagonista tanto na Europa quanto no Brasil. Contudo, ele ganhou fama nacional como participante do “Auto da Compadecida”.

Você vai se divertir com a sabedoria do pequeno, frágil, magrelo e feio João Grilo, mas que de besta não tem nada, em mais uma de suas aventuras e trapalhadas. Um livro para ler e rir repetidas vezes.


9. Meus Romances de Cordel, por Marco Haurélio

O escritor, poeta, professor, cordelista e pesquisador Marco Haurélio já publicou inúmeros cordéis. Neste livro o autor reuniu sete histórias que tanto podem fazer você rir quanto derramar lágrimas de emoção.

Aliás, o famoso João Grilo também está presente em “Presepadas de Chicó e as Astucias de João Grilo”. O livro também tem histórias com inspiração em clássicos da literatura, bem como em personagens da mitologia grega e romana.

Os autores da literatura de cordel têm uma imaginação fértil para tocar os sentimentos e as emoções dos leitores, e “Meus Romances de Cordel” é mais um grande exemplo dessa habilidade.


10. Minhas Rimas de Cordel, por César Obeid

Em primeiro lugar, “Minhas Rimas de Cordel” tem o título de Livro Altamente Recomendado, que é um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Nesta obra César Obeid esbanja bom humor em seus versos, que falam de crendices e provérbios populares. O livro é uma sequência de histórias para lá de engraçadas e ninguém consegue ler sem dar muitas risadas.

No entanto, a obra também tem um caráter educativo em suas histórias, que os professores utilizam demais em aulas do ensino fundamental. Portanto, uma obra que tanto diverte quanto educa, e que vai agradar a todos os gostos.


11. Lições de Gramática em Versos de Cordel, por Janduhi Dantas

O professor de português, autor de peças do teatro popular e cordelista, Janduhi Dantas, um dia percebeu que seus filhos tinham dificuldade para aprender gramática. Como resultado dessa percepção veio a inspiração para a obra “Lições de Gramática em Versos de Cordel”.

Seus filhos aprenderam gramática, e a obra é um sucesso consagrado que gerou outros livros ensinando outros temas como a “Figura de Linguagem na Literatura de Cordel”, por exemplo.

Assim, a obra passou a ter um largo uso entre alunos, mas não apenas entre crianças como também nas turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Este é um daqueles livros sobre literatura de cordel que se tornou indispensável para profissionais que acreditam e praticam métodos alternativos que tanto ensinam quanto divertem.


12. Heróis e Heroínas do Cordel, por Vários Autores

Um cordel bem rimado e na métrica correta está pronto para ser tanto declamado quanto cantado. Logo, os autores usam com maestria essa característica da literatura de cordel para narrar feitos épicos ou histórias simples, que acontecem na rotina diária.

Esta coletânea que a escritora e pesquisadora Januária Nóbrega organizou faz o deleite dos leitores. A donzela Teodora, João Valente, João de Calais e outros heróis do cordel estão presentes nesta obra, que garante cultura, emoção e divertimento.

Ademais, é preciso considerar a grande vantagem de uma leitura de versos curtos e rimados, que evitam o cansaço que uma leitura em prosa causa em alguns momentos.


13. Literatura de Cordel: do sertão a sala de aula, por Marco Haurélio

Outra magnífica obra de Marco Haurélio, um dos principais pesquisadores do gênero e autor dos melhores livros sobre a literatura de cordel. Entenda como a literatura de cordel absorveu as histórias que passavam de pai para filho de forma oral.

Além disso, o livro conta como o cordel funcionava como o único meio de notícia e diversão para o sertanejo. Assim, foi através da literatura de cordel que muitas pessoas ficaram sabendo de Lampião, do Padre Cícero. Isso para citar apenas dois dos inúmeros casos dessa função informativa do cordel.

Uma obra de caráter educativo e cultural que revela como a literatura de cordel evoluiu, bem como a sua participação no contexto social do país, principalmente no sertão nordestino. Simplesmente imperdível.


14. Heroínas Negras Brasileiras: em 15 cordéis, por Jarid Arraes e Gabriela Pires

A literatura de cordel tem muitos personagens fictícios, criados pelos autores. Da mesma forma, tem também os relatos verdadeiros de muitos que foram esquecidos pela história oficial.

Esse é o tema de “Heroínas Negras Brasileiras”. Um resgate mais que merecido da luta de mulheres, que se tivessem nascido em outro tempo teriam ocupado todas as mídias.

Nesse sentido, você vai conhecer os fatos da vida de mulheres que lutaram por liberdade, justiça, espaço na política e outros desafios que as mulheres negras ainda hoje enfrentam, mesmo que de forma mais branda. Tudo na característica e emocionante linguagem do cordel.


15. Cordéis que Educam e Transformam, por Costa Senna

O cearense Costa Senna confirma o seu talento e espírito inovador no ambiente cordelista com essa obra. Na verdade, o autor pretende ir além da diversão com os seus livros, que tratam de questões sociais como política, meio ambiente e outros temas que podem interferir no destino tanto do indivíduo quanto da sociedade.

Nesse sentido, os versos poéticos de “Cordéis que Educam e Transformam” induzem o leitor à reflexão sobre a sua conduta diante das escolhas que todos temos que fazer no meio social.

Assuntos como ética, violência, cidadania e educação, por exemplo, são abordados de modo simples para que todos entendam. Uma boa oportunidade para que você tenha outra visão sobra a vida, e que não deve ser desperdiçada.


16. Cores em Cordel, por Maria Augusta de Medeiros

Ensinar sobre as cores desde as primárias, como duas ou mais cores se unem para formar outra ou o que significa a ausência de cor. Tudo de uma forma divertida, leve e solta, típica da literatura de cordel.

Esta é a proposta do livro “Cores em Cordel”, da escritora, cordelista e artista plástica paulista Maria Augusta de Medeiros, que já publicou muitos outros títulos infantis.

 Um livro educativo para explicar a teoria das cores para crianças, mas que encanta também os adultos. Uma forma diferente de ensinar que faz com que a lição ensinada jamais seja esquecida.


17. A Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau, por Arievaldo Viana e Jô Oliveira

Você sabia que as primeiras versões da história de Chapeuzinho Vermelho se destinavam ao público adulto? De fato, a história era considerada assustadora e violenta por volta do século 14, época dos primeiros registros da aventura da garotinha.

No entanto, depois de inúmeras versões e modificações a história chegou à literatura de cordel na obra magistral de Arievaldo Viana, um dos mais conhecidos cordelistas brasileiros e membro da ABLC.

Agora todo adulto vai querer reler junto com as crianças para conhecer as rimas que conduzem a aventura. Mais um clássico da literatura infantil que o cordel assimila e que um bom leitor não vai se arrepender por adquirir.


18. Cordel África, por César Obeid

A história que pouca gente leu. Como muitas tribos africanas tiveram a vida, costumes e cultura destruídos de forma repentina ao serem levadas para a Europa e para as Américas.

Uma história de tragédia e de dor que revela o pior que pode haver nos seres humanos, mas que precisa ser contada para que, quem sabe, um dia todos se considerem irmãos.

Desse modo, o livro “Cordel África” tem a missão de abrir a mente das pessoas em relação ao preconceito e ao racismo, falhas que a humanidade ainda não superou. Um trabalho que fica mais fácil com a ajuda da leitura leve e poética dos versos do cordel. Versos que amenizam a dureza da realidade, e que você não pode deixar de ler.


19. Feira de Versos, por João Melquíades F. da Silva & 2 mais

Nesta obra você vai entrar em contato com a poesia de Patativa do Assaré, que tem reconhecimento em vários países; João Melquíades, autor do cordel “Pavão Misterioso” que se transformou em um grande sucesso musical da MPB; Leandro Gomes de Barros, um dos pioneiros da literatura de cordel, autor da incomparável obra “O Testamento do Cachorro”.

Três grandes nomes da nossa literatura, cujos textos estão disponíveis nesta obra que faz uma crítica, porém, superdivertida análise de alguns pontos da cultura e dos costumes do sertão nordestino.

O livro Feira de Versos é uma coletânea de versos antigos, mas que nunca serão ultrapassados, já que os temas que constam na obra continuam atuais. Por isso, não deixe de conferir este que, com certeza, é um dos melhores livros sobre literatura de cordel.


20. Mitos e Lendas do Brasil, por Nireuda Longobardi

Mitos e lendas fazem parte tanto do folclore quanto da cultura brasileira, que conta com vários exemplos. No início as histórias que surgiam espontaneamente de um contexto eram repassadas oralmente por várias gerações.

Uma das principais mudanças que a literatura de cordel causou foi absorver essas histórias e colocá-las no papel com algumas modificações, mas preservando as lições morais dos relatos. Assim, uma lenda que era típica de um certo lugar conseguia chegar em outros, passava por modificações e seguia adiante.

Um fenômeno cultural em que o cordel teve uma ativa participação, e que o leitor conhecerá nesta rica obra na inconfundível poesia do cordel.


21. Cordel da Terra e do Céu, por Simone de Pádua Thomaz e Florence Breton 

Os relatos das incansáveis buscas da humanidade pela compreensão da terra, do universo e da própria vida. Diversas teorias, de várias civilizações em diferentes épocas. O estudo da filosofia também se rende à literatura de cordel.

O livro trata tanto das teorias que foram descartadas quanto das aprovadas pelo desenvolvimento das ciências, como a curvatura da terra, por exemplo.

Um livro que transmite conhecimento histórico e filosófico sobre grandes questões da humanidade na forma leve e divertida, que é uma das características do cordel.


22. João Bocó e o Ganso de Ouro, por Arievaldo Viana e Jô Oliveira

A história de João Bocó se inspira na genialidade dos irmãos Grimm em um conto de origem alemã. O livro faz parte da coleção “Era uma Vez… em Cordel”, que se compõe de vários títulos da literatura infantil. Entretanto, por conta do estilo em cordel, tem muito adulto lendo livros infantis.

Uma aula da tradição cultural brasileira que mostra a transformação na vida de um jovem ao se tornar dono de uma ave mágica.

Nesse sentido, a história junta os elementos básicos das fábulas como o rei e a princesa aos personagens comuns do sertão como o padre e o camponês. Uma obra que certamente vai contribuir para desenvolver nos pequeninos o sadio gosto pela leitura.


23. Cordel: ABC do Padre Cícero, por Francinilto Almeida

Poucos personagens reais têm uma história tão polêmica quanto o Padre Cícero, que se faz presente na obra de diversos autores não apenas na literatura de cordel, mas também na versão em prosa.

Assim, mais uma vez o Padre Cicero é o personagem principal de uma obra do cordel.

Contudo, desta vez o autor escreveu na ordem cronológica dos acontecimentos, construindo nos versos um importante documento histórico sobre a trajetória de um dos mais importantes personagens do sertão nordestino.

Para quem quer conhecer esse gênero literário e aprender mais sobre a vida e história de Padre Cícero, este é com certeza uma obra essencial, e um dos melhores livros sobre literatura de cordel.


24. A Pedra do Meio-dia ou Artur e Isadora, por Braulio Tavares

Mesmo que os elementos essenciais das fábulas sejam os mesmos, como o destemido cavaleiro, a jovem e bela donzela em perigo, ou um reino ameaçado por um vilão malvado, a obra em cordel sempre será diferente e original.

Por isso, se aplica uma regra que diz: sempre há uma nova forma de contar uma velha história. Principalmente quando se tem à disposição a infinita variedade de combinações das rimas do cordel.

Portanto, não deixe de ler mais uma saga de coragem, amor e aventura, na bela história de Artur e Isadora contada pelos versos da literatura de cordel.


25. A Divina Comédia em Cordel, por Dante Alighieri & 2 mais

Somente a literatura de cordel poderia transformar uma obra clássica como “A Divina Comédia”, obra-prima do escritor italiano Dante Alighieri escrita em 1472, em um livro de leitura fácil e agradável.

Assim, o mérito da proeza pertence ao poeta e cordelista Manuel Moreira Júnior, conhecido como Moreira de Acopiara. Uma tarefa que ficou um pouco mais fácil para quem recebeu aulas de cordel de uma das maiores autoridades da poesia nordestina: Patativa do Assaré.

Assim, o leitor vai mergulhar no universo da teologia, filosofia e religião ao acompanhar o autor em sua saga pelo céu, purgatório e inferno. Com toda certeza uma excelente oportunidade tanto para os que não conhecem a obra original quanto para os que já leram.


Considerações finais: livros sobre literatura de cordel

Os exemplos de literatura de cordel que apresentamos aqui não visam escolher o melhor ou o pior, pois quem decide isso é o leitor. Portanto, cada obra é única na sua criatividade e tem o seu mérito próprio. Além disso, todas elas cumprem o seu papel de divertir, instruir e encantar o leitor.

Ademais, o principal objetivo deste artigo é auxiliar você, que pesquisou quais são os melhores livros sobre literatura de cordel, a escolher uma ou mais obras aqui indicadas na certeza de não se decepcionar.

Logo, seja você um professor, um estudioso, ou um leitor de bom gosto, qualquer uma dessas obras atenderá as suas aspirações.


Compartilhar