‘Estou com medo, e agora?’ é o mais novo livro infantil de Fernanda Côrtes

Compartilhar

Fernanda Côrtes, jornalista com especialização em Psicologia Positiva, celebra o lançamento de seu mais recente livro infantil, “Estou com medo, e agora?”. O livro, publicado pela Editorial Casa no dia 14 de fevereiro, é o mais novo em sua série que aborda emoções complexas de forma acessível para o público infantil. Com este lançamento, Côrtes continua sua missão de ajudar crianças a entender e aceitar suas emoções através da literatura.

Antes de “Estou com medo, e agora?”, Côrtes já havia publicado livros como “Estou triste, e agora?” e “Chico Beleza”. Seus livros são conhecidos por traduzirem emoções desafiadoras em narrativas envolventes, tornando-as compreensíveis e aceitáveis para crianças. Cada história é uma aventura tecida com cuidado e sensibilidade, refletindo a experiência da autora em lidar com emoções humanas.

Sobre a autora de ‘Estou com medo, e agora?’

Com mais de 25 anos de experiência em jornalismo e uma especialização internacional em Psicologia Positiva, Côrtes encontrou no universo literário infantil o meio perfeito para expressar sua paixão pela educação positiva. Sua abordagem combina suas habilidades jornalísticas com um profundo entendimento da psicologia humana, resultando em obras que são tanto educativas quanto encantadoras.

A inspiração para mergulhar na literatura infantil surgiu da própria experiência de Côrtes como mãe. Percebendo a lacuna na educação emocional das crianças, ela viu uma oportunidade de utilizar seu conhecimento em Psicologia Positiva para fazer a diferença. Seus livros não apenas entretêm, mas também educam, incentivando os jovens a abraçarem suas emoções.

“Quando eu fui mãe, não se falava tanto na importância de acolher as emoções. Sou de uma geração em que era feio sentir raiva, em que meninos não podiam chorar e quem sentisse medo era fresco. Graças a Deus e a estudos como os da Psicologia Positiva, o cenário mudou. Hoje, as escolas já estão adotando uma educação emocional mais positiva”, avalia a autora em entrevista ao Correio do Estado.

A Importância da literatura infantil na educação emocional

Pesquisadores já comprovaram que a capacidade de aprender sobre a diversidade por meio da leitura.

De acordo com um artigo da Scientific American, pesquisadores da New School, em Nova York, “encontraram evidências de que a ficção literária melhora a capacidade do leitor de entender o que os outros estão pensando e sentindo”. O artigo argumenta ainda que a ficção pode “apoiar e nos ensinar valores sobre comportamento social, como a importância de compreender aqueles que são diferentes de nós”.

Os resultados desse estudo sugerem que os leitores têm maior inteligência emocional e empatia, o que significa que eles podem se colocar melhor no lugar de outra pessoa.

Leia também:


Compartilhar