Inscrições abertas para o Prêmio Literário Máquina de Contos

Compartilhar

Está aberto o período de inscrições para a quarta edição do Prêmio Literário Máquina de Contos, um evento que ganhou destaque no cenário literário brasileiro. Autores inéditos têm a oportunidade de enviar um conto até o dia 24 de abril de 2024, quando se encerram as inscrições.

Três escritores ainda não publicados comercialmente terão a chance de ter seus contos apresentados na plataforma Máquina de Contos e cada um deles será agraciado com um prêmio no valor de R$ 2 mil. Os vencedores também verão o seu trabalho publicado em um livro, que abrigará também os 10 contos selecionados com menção honrosa. O grande anúncio do resultado acontecerá no dia 4 de junho de 2024.

O tema para os contos é completamente livre, e a competição está aberta para textos inéditos de autores brasileiros maiores de 18 anos, que não tenham publicado livros de forma comercial, em meio eletrônico ou impresso. Autores com autopublicações ou participações em coletâneas podem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do prêmio em, onde o regulamento completo está disponível.

Prêmio Literário Máquina de Contos: publicação em livro online e impresso

O livro que resultará dessa edição, composto pelos 13 contos selecionados, entre vencedores e menções honrosas, será lançado em duas versões: impressa e digital, esta última disponível para download gratuito no site do prêmio. Cada autor receberá três exemplares do livro físico, prometendo um grande momento literário até o final de 2024. Para aqueles interessados em conhecer o trabalho dos vencedores da terceira edição, o livro está disponível para download na página da terceira edição do Prêmio Literário Máquina de Contos.

A comissão julgadora responsável por eleger os futuros talentos literários é composta por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Sérgio Tavares, escritor, jornalista e crítico literário, garantindo assim uma avaliação criteriosa e imparcial.

Ao longo de três edições anteriores, o Prêmio Literário Máquina de Contos recebeu um impressionante total de 3.437 contos inscritos de autores de todas as regiões do Brasil. Os vencedores do terceiro ano, Douglas Luiz de Oliveira Santos (Paraíba), Marianna Borges (Distrito Federal) e Gedimar Pereira Barbosa (São Paulo), já estão deixando sua marca na literatura brasileira.

A principal missão deste prêmio é estimular e enriquecer a cultura brasileira por meio da descoberta de novos talentos literários. Os laureados não apenas terão seus contos apreciados por um público amplo, mas também farão parte de um catálogo que reúne escritores renomados da literatura contemporânea brasileira, com potencial para alcançar centenas de milhares de leitores.

Sobre a Máquina de Contos

A Máquina de Contos é um serviço que oferece um conto brasileiro contemporâneo em formato de e-book aos clientes de empresas de telecomunicações e banda larga, tais como Sumicity, Conexão, Click, Giga+, Ligue, Mob, Multiplay, Niu Fibra, Outcenter, Univox, VIP e Viasat. Os leitores têm a flexibilidade de ler online ou fazer o download, assegurando a posse permanente do conteúdo.

O catálogo de 2024 promete contar com nomes de destaque, incluindo Vanessa Passos, Bruno Ribeiro e Bethânia Pires Amaro. Além disso, a Máquina de Contos já abrigou escritores renomados da literatura contemporânea brasileira, como Itamar Vieira Júnior, Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Geovani Martins, Natalia Borges Polesso, Carlos Eduardo Pereira, Rafael Gallo, Cristhiano Aguiar, Adriana Lisboa, Sérgio Rodrigues e Andréa del Fuego.

Para obter mais informações, entre em contato através do email premioliterario@maquinadecontos.com.br.

Durante o período de inscrições, o perfil oficial do Instagram da Graviola Digital, @gravioladigital_oficial, fornecerá valiosas dicas dos jurados sobre como aprimorar os textos, aumentando assim as chances de sucesso na avaliação e seleção final dos contos.

Leia também:


Compartilhar