Paulo Coelho: “Estou em boa companhia”, sobre lista de autores superestimados

Compartilhar

Paulo Coelho tuitou na última quinta-feira (01/02) a frase “I’m in very good company” (Estou em ótima companhia), com o link para um artigo em inglês listando Os romancistas mais superestimados da história da literatura. O artigo critica o fato que:

Paulo Coelho afirma que a história do mundo e as histórias de nossas próprias vidas foram escritas pela mesma mão. Ele também escreveu que a coragem é a chave para entender a Linguagem do Mundo. No final, as frases complicadas de Coelho tendem a deixar os leitores questionando seu significado e importância.

Hélène Carignan

Entre os autores listados como superestimados estão Dan Brown, autor de bestsellers como O Código Da Vinci, Alexandre Dumas, autor de Os três mosqueteiros, e J.R.R. Tolkien, amado pela trilogia O Senhor dos Anéis.

Paulo Coelho não é o único latino-americano na lista. Gabriel García Márquez também foi citado e a autora reclama que “Em Cem Anos de Solidão, por exemplo, vários membros da mesma família têm o mesmo primeiro nome de uma geração para outra. Os leitores precisam de um diagrama para manter todos em ordem!”

Sobre Paulo Coelho

O autor ocupa a 21ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e foi consagrado mundialmente pelos livros O Diário de um Mago e O Alquimista. Após fazer a peregrinação a Santiago de Compostela em 1986, Coelho escreveu O Diário de um Mago, publicado em 1987.

Enquanto tentava superar a procrastinação para lançar sua carreira de escritor, Coelho decidiu: “Se eu vir uma pena branca hoje, é um sinal que Deus está me dando de que preciso escrever um novo livro”. Ao ver uma na vitrine de uma loja, ele começou a escrever naquele dia.

No ano seguinte, Coelho escreveu O Alquimista e o publicou por meio de uma editora pequena com uma tiragem inicial de 900 exemplares e decidiu não reimprimi-lo. Posteriormente, ele encontrou uma editora maior e, com a publicação de seu próximo livro, Brida, O Alquimista decolou e hoje é o livro brasileiro mais vendido no mundo, com 65 milhões de cópias, tendo sido traduzido para 68 idiomas.

O último livro de Paulo Coelho lançado no Brasil é O Arqueiro, a história de Tetsuya, o melhor arqueiro do país, que após receber uma visita inesperada, transmite seus conhecimentos a um jovem da aldeia onde vive. Através de Tetsuya, o livro mostra o caminho do arco, que nos inspira a seguir nossa intuição e a viver plenamente.

Veja a lista completa:

  1. James Patterson;
  2. Paulo Coelho;
  3. Dan Brown;
  4. Alexandre Dumas;
  5. J.R.R. Tolkien;
  6. Stendhal;
  7. Gabriel García Márquez;
  8. Marcel Proust;
  9. Stephen King;
  10. Charles Bukowski;
  11. James Joyce;
  12. Gustave Flaubert;
  13. C.S. Lewis;
  14. Kurt Vonnegut;
  15. George R.R. Martin;
  16. E.L. James;
  17. Ernest Hemingway;
  18. J.D. Salinger;
  19. J.K. Rowling;
  20. Frank Herbert.

Leia também:


Compartilhar