Fã usa ChatGPT para terminar a saga de A Guerra dos Tronos

Compartilhar

Ferramenta de Inteligência Artificial foi usada por fã cansado de esperar pelo lançamento dos dois últimos livros da série “As crônicas de gelo e fogo”

Foi publicada na última quarta-feira (19/7) a primeira fanfic de As Crônicas de Gelo e Fogo escrita pelo ChatGPT. A saga de autoria de George R. R. Martin inclui A Guerra dos Tronos, que é o primeiro livro e aquele que deu nome à série da HBO, e mais quatro livros publicados.

No entanto, duas obras ainda precisam ser publicadas para terminar a saga e deixar que os fãs fiquem sabendo o destino dos seus personagens favoritos. O último livro a sair foi o quinto da série, publicado em 2011. Desde então, leitores do mundo todo querem saber como terminam As Crônicas de Gelo e Fogo.

ChatGPT termina a obra de George R. R. Martin

Cansado da espera interminável, Liam Swayn, desenvolvedor independente e fã da série, resolveu perguntar ao ChatGPT como terminaria a saga que começa com A Guerra dos Tronos. A ferramenta de inteligência artificial não desapontou e redigiu os dois últimos livros de George R. R. Martin.

Os livros já tinham recebido os títulos do autor original, e se chamam The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) e A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera). Liam explicou ao site IGN o processo de usar o ChatGPT para escrever como se fosse George R. R. Martin:

Primeiro, ele deu a ChatGPT uma única instrução para gerar um esboço para o primeiro capítulo de The Winds of Winter. Depois, repetiu o processo inúmeras vezes para criar um total de 45 capítulos. A partir daí, voltou a fornecer esses esboços ao ChatGPT e pediu-lhe rascunhos mais detalhados dos mesmos capítulos. E, finalmente, usou esses rascunhos expandidos como sugestões para pedir ao ChatGPT que escrevesse os próprios capítulos, transformando cada ponto do esboço na sua própria cena.

Depois, ele publicou no Github o resultado, e é possível ler a versão do ChatGPT de The Winds of Winter aquiA Dream of Spring aqui

Como o ChatGPT se saiu na tarefa de terminar A Guerra dos Tronos

Como era de esperar, o ChatGPT escreveu dois livros enormes, bem no estilo do autor. Mas e em relação ao enredo?

Liam Swayn, autor do prompt original, disse achar que o ChatGPT parece ser muito bom em rastrear a continuidade dos personagens, mesmo com uma trama tão complexa quanto a dos livros de A Guerra dos Tronos.

Um exemplo que Swayne postou no GitHub mostra o ChatGPT incluindo o personagem Illyrio nos primeiros parágrafos, depois desaparecendo por mais de cem mil palavras antes de retornar para uma única cena com Varys e, em seguida, desaparecendo novamente por mais um grande período de tempo.

O ChatGPT conseguiu se lembrar de Illyrio e apresentá-lo novamente onde fazia sentido, destacando a impressionante capacidade do ChatGPT de “lembrar” informações e trazê-las de volta quando necessário.

No entanto, o ChatGPT não deve substituir escritores de verdade tão cedo. Embora seja excelente no mapeamento de enredo, é péssimo no que Martin faz de melhor: matar personagens de forma surpreendente.

Apesar de ter sido especificamente solicitado a incluir muitas mortes de personagens em uma história, o ChatGPT não conseguiu matar ninguém interessante em dois romances inteiros, disse Swayne.

E a reação de George R. R. Martin?

Por enquanto, o autor de A Guerra dos Tronos não parece ter reagido publicamente ao fato de ter sido substituído por um grande modelo de linguagem.

O que sabemos de sua posição é que ele está trabalhando nos últimos livros da série, tendo liberado alguns spoilers do livro, além de onze capítulos de Os Ventos do Inverno, que o site Gelo e Fogo traduziu e pode ser lido aqui.

No mais, resta esperar para saber o que o autor realmente acha que seria o final perfeito de uma das maiores sagas de livros de fantasia de todos os tempos.

Leia também:


Compartilhar