Livro para dar de presente: 25 opções para quem AMA ler

Compartilhar

Leitores ávidos nunca se cansam de comprar livros, buscar recomendações e compartilhar suas leituras mais emocionantes. Por isso, dar um livro de presente é como uma carta de amor ao seu leitor amigo/amante/familiar.

Mas as prateleiras das livrarias estão carregadas de opções. Assim, como encontrar o livro ideal para presentear aquela pessoa querida?

A fim de ajudar nessa tarefa, nós elaboramos uma lista muito legal com opções de livros para dar de presente para quem ama ler.

25 livros para dar de presente

1. A Camareira, por Nita Prose

Esse é um livro de romance que é um dos melhores presentes para quem ama ler. Seu enredo não é meloso, é realista, mas não é duro.

Antes de tudo, você já imaginou o que faria se você se deparasse com a cena de um crime? E pior, com seu jeito um pouco diferente, você fosse o principal suspeito? Pois é, foi o que aconteceu com Molly, uma camareira de 25 anos que possui dificuldade de entender as intenções das pessoas.

Por isso, a avó criou uma série de regras para ela poder “sobreviver” ao nosso mundo. É uma leitura leve, dinâmica e que encanta o leitor do começo ao fim!


2. A Cinco Passos de Você, por Rachael Lippincott

Compre na Amazonhttps://amzn.to/43qIjy6

Quem é chorona como eu e ama ler uma história de amor impossível, por certo vai amar esse livro, quer seja para dar de presente, quer seja para uso próprio. Ele conta a história de Stella e Will.

Em primeiro lugar, Stella é organizada, possui listas para tudo, quer fazer os pais felizes e aguarda um transplante de pulmão, pois possui fibrose cística. Desse modo, ela precisa seguir o tratamento à risca e estar a 6 passos de outros pacientes, inclusive de Will, para não pegarem uma infecção.

Nesse sentido, será que eles vão aguentar viver nessa pequena distância que os separa, ou decidirão arriscar suas próprias vidas para viver essa história de amor? Uma história tão boa que foi até adaptada para o cinema.


3. Por Lugares Incríveis, por Jennifer Niven

Esse não é um romance adolescente comum, nem típico. Violet e Theodore passaram por momentos difíceis em suas vidas, com seus próprios problemas.

Enquanto Violet conta os dias para poder ir embora, Theodore é obcecado por suicídio e busca a melhor forma de fazê-lo. Os dois estão sufocados pela depressão. Foi um trabalho de geografia, no qual a tarefa era visitar lugares incríveis, que os uniu.

Com efeito, é um livro que nos faz refletir, nos faz querer aproveitar a vida que temos, visitar muitos lugares incríveis e passar a observar mais as pessoas à nossa volta, pois alguém pode estar dando um grito silencioso pedindo ajuda antes de cometer suicídio, e não nos damos conta até que seja tarde demais. Sem dúvida, um excelente livro para dar de presente.


4. Tartarugas Até Lá Embaixo, por John Green

Ah, John Green! De fato, esse é um dos meus autores preferidos, caro leitor, e se eu pudesse, eu indicaria todos os livros dele para você. Mas esse é, na minha opinião, o melhor livro de John.

Portanto, quem sofre com TOC se identificará muito com a protagonista da história. Ela se chama Aza e, devido ao seu transtorno psicológico, tem dificuldade de manter interações sociais. Sua melhor amiga é Daisy, uma garota apaixonada por Star Wars e que cria fanfics do Chewbacca (se prepare para dar boas risadas com essa personagem). Já Davids Pickett é um garoto filho de um bilionário que desapareceu.

A fim de desvendar esse mistério, eles terão que se reunir, enquanto lidam com os problemas da vida cotidiana. Que presente criativo para quem ama ler, hein, leitor?


5. Notas de Liberdade, por Fred Elboni

Antes de mais nada, esse livro do paulista Fred Elboni nos leva a uma reflexão sobre nossa vida e sobre quem somos.

A história é de Mariana (a desapegada), Sofia (a romântica) e Luiza (a viciada em trabalho). Com toda a certeza, essas moças nos fazem repensar quem realmente somos e qual é o futuro que desejamos traçar.

Mariana busca alguém que a fará sossegar. Contudo, Sofia busca alguém romântico e Luiza procura trabalhar cada vez mais. Será que ser como uma delas é um ato de coragem ou covardia? Esse é um dos ótimos livros para presentear quem ama ler.


6. A Mulher na Janela, por A. J. Finn

Primeiramente, esse é um livro de suspense que prende o leitor do início ao fim. O que o torna um ótimo livro para dar de presente. O livro é narrado em primeira pessoa pela psicóloga Anna Fox, que está afastada do cargo por mais de um ano, depois que desenvolveu um trauma de lugares abertos.

No início, é monótono, até que a médica vê algo pela sua janela, que não deveria — como fica apenas em casa devido ao trauma, ela costuma observar os vizinhos pela janela. Será que ela viu mesmo? Afinal, ela toma remédios pesados, misturados com vinho.

Não podemos saber se é realidade ou ficção, pois estamos acompanhando a narrativa pelo ponto de vista da Sra. Fox. Loucura ou realidade? O que será que ela viu? Para quem gosta de suspense, esse é um dos melhores livros para presente!


7. A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, por Jennifer E. Smith

Está procurando por um livro curtinho, doce e com cenas super fofas? Você acabou de achar.

Esse livro conta a história de Hadley e Oliver, dois jovens que se conhecem no aeroporto e passam todo o voo conversando.

O livro recebeu algumas críticas por não desenvolver a trama, mas por ser um livro curtinho, Smith procurou focar nos personagens e mostrar como se conheceram.

Essa é a certeza de um livro com final feliz, e às vezes é tudo que precisamos depois de uma semana cansativa nos estudos ou trabalho.


8. A Incrível Viagem de Shackleton, por Alfred Lansing

Baseado numa história verídica, essa é uma leitura de tirar o fôlego. A história se passa em 1914, quando Sir Ernest Shackleton parte em direção ao Atlântico Sul para cortar o continente antártico a bordo do Endurance.

Porém, o barco fica preso num banco de gelo um dia antes do desembarque, sendo destruído. Shackleton e sua tripulação ficam quase 2 meses em lugares inóspitos até conseguir chegar à civilização.

É incrível a história de Shackleton, que após quase 2 anos que saiu para essa expedição, leva todos seus companheiros para casa com vida. Para quem gosta de histórias emocionantes e reais, vale a pena o presente!


9. Conjurador: o aprendiz (vol. 1), por Taran Matharu

Uma opção pouco diferente das que trouxemos até agora, querido leitor, pórem, com os seus méritos. Esse é um livro de aventura, recheado de criaturas mágicas, duelos e uma escola de magia.

Trata-se da história envolvente de um órfão de 15 anos, chamado Fletcher, que conseguiu invocar um demônio do quinto nível — coisas que só a nobreza poderia fazer. Ele, então, vai estudar numa escola para conjuradores e aprende muito por lá.

É uma leitura com vários momentos de tensão e uma narrativa com a habilidade de nos amarrar na história. Legal, né? Para quem gosta do gênero, é um dos melhores presentes para quem ama ler!


10. O Homem de Giz, por C. J. Tudor

O Homem de Giz é um livro de suspense que conta a história de Eddie e seus amigos, no período de 1986 (quando Eddie tinha 11 anos) e 2016.

Eles utilizam o homem de giz como seu código secreto de amigos. Até que um desenho misterioso os leva a um corpo. A cabeça nunca foi achada. Os policiais não acreditam nas crianças. 30 anos depois, um dos amigos recebe o desenho misterioso e é morto.

O que será que aconteceu há 30 anos? Será que podemos confiar em quem mais conhecemos? O livro tem um final surpreendente e a narrativa se assemelha com a de Stephen King.


11. O Retrato de Dorian Gray, por Oscar Wilde

Esse é um livro clássico com uma pegada mais filosófica e que traz alguns questionamentos humanos.

Nesse livro, Dorian Gray é influenciado pela visão de um aristocrata, Henry Wotton, que só se importa com beleza e satisfação pessoal. Dorian, então, vende sua alma para permanecer jovem e viver libertinamente.

Assim, a obra traz grande questões humanas, amados leitores, como: até que ponto vale a pena ir em busca da beleza e da estética? Esse é um livro atemporal e um ótimo presente para os leitores amantes de clássicos!

O Retrato de Dorian Gray


12. O Pequeno Príncipe, por Antoine de Saint-Exupéry

Na minha opinião, todo mundo deveria ter uma edição de “O Pequeno Príncipe” em casa. Sério. O livro é sensacional, caro leitor. Creio que seja impossível alguém não gostar desse livro, e se não gostou, é porque leu errado!

Brincadeiras à parte, o livro conta a história de um piloto cujo avião acaba caindo no deserto do Saara. Lá, ele encontra um príncipe, e com ele, aprende várias filosofias e ensinamentos para a vida. Essa é uma obra atemporal, com uma linguagem simples, ou seja, crianças, adultos e idosos podem se beneficiar da leitura.

Esse, com certeza, é um presentão, independente da idade da pessoa que o irá receber. Além de incrível, é uma leitura rápida e é baratinho!


13. Diário de Uma Ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar, por Beth Evans

Esse livro é maravilhoso! É uma leitura simples e engraçada.

Durante a obra, Beth Evans fala sobre bullying, depressão e TOC, através de conselhos, situações vividas pela autora, e desenhos que a própria Evans fez.

Para quem sofre desses males, se sentirá acolhido e abraçado. Ela diz tudo o que sentimos e nos ajuda a seguir em frente. Esse é um livro amigo, leitor. Ele traz à tona sentimentos que só quem sente, sabe como é.

É um presente incrível, principalmente, se a pessoa a quem você presenteará sofre com ansiedade, depressão, TOC, ou outra coisa. Vale a pena!


14. As Cinco Linguagens do Amor, por Gary Chapman

A ideia por trás de ‘As Cinco Linguagens do Amor’ não se resume só a relacionamentos românticos. Nesse sentido, ela pode ser usada para entender qualquer pessoa, o tipo de amor que ela expressa, e assim conseguir se comunicar melhor com ela.

Nesse livro, o Dr. Gary Chapman, expõe cinco linguagens: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Além de te ajudar a encher o “tanque de amor” das pessoas à sua volta, ele também nos ensina a descobrir a nossa própria linguagem do amor.

Esse livro muda muito nossas atitudes com as pessoas à nossa volta! Vale a pena a leitura, é um ótimo presente para quem ama ler!


15. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por Dale Carnegie

Esse é um livro que li recentemente e indico sem pestanejar! Se todo mundo lesse esse livro e aplicasse os conceitos, o mundo seria um lugar muito melhor, pois ele tem a capacidade de abrir a nossa mente para os relacionamentos humanos.

Afinal, nos ensinam a comer, falar, escrever… Mas nunca nos ensinaram como nos relacionar. Além de histórias interessantes, conselhos, Dale Carnegie traz princípios que deveríamos levar para vida e aplicá-los diariamente!

Se você quer aprender a interagir de forma eficaz com outras pessoas, eu super recomendo esse livro! Não é de se admirar que seja um dos livros de autoajuda mais vendidos de todos os tempos.


16. Rápido e Devagar, por Daniel Kahneman

Esse livro apresenta duas formas de pensar: uma rápida e uma devagar. Em princípio, é um livro complexo, porém, que amplia nossos horizontes e nos leva a refletir sobre como nossas decisões estão sendo manipuladas.

Basicamente, caro leitor, é um livro para entender a mente humana, entender como suas decisões são tomadas e como somos influenciados por fatores que, às vezes, até parecem sem importância.

Inclusive, não sei se você sabe, mas o autor ganhou um Nobel de Economia em 2002. Te animei a dar uma chance a ele? Você não vai se arrepender!


17. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), por Hal Erold

Para quem gosta de livros que impulsionam a criatividade e também desejam se desafiar cada vez mais, ‘O Milagre da Manhã’ é a escolha certa. O livro é tão bem escrito e seus ensinamentos são tão revolucionários, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias no Brasil e alcançou o status de mais nosso clássico do desenvolvimento pessoal.

A premissa é simples: como acordar mais cedo e preparar seu dia para vencer nas áreas que deseja? Seja saúde, finanças, trabalho, família, tudo pode melhorar com disciplina, clareza e desenvolvimento pessoal.

O autor Hal Erold fala bastante tanto sobre uma época de superação em sua vida quanto sobre os hábitos que implementou nesse momento difícil. Esse é, definitivamente, um ótimo presente para quem ama ler.


18. O Alquimista, por Paulo Coelho

Este é um dos livros mais traduzidos do mundo e foi escrito pelo escritor brasileiro mais conhecido. Com efeito, ‘O Alquimista’ é uma obra incrível de Paulo Coelho, publicada em 1988.

De tal forma que, nesse livro, acompanhamos a história de um pastor em busca de seguir seus sonhos. Dessa maneira, ele deixa tudo para trás, aprendendo lições valiosas pelo caminho. O livro trata de sentimentos que todos nós temos, inseguranças, medos, ansiedades, de uma forma clara e sempre com algum ensinamento por trás.

É uma leitura leve e maravilhosa, vale a pena cada minuto investido! 


19. Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis

Estamos voltando aos clássicos brasileiros, meus amigos. Machado de Assis é, sem sombra de dúvidas, um escritor brilhante, e sua obra ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ é uma das melhores já escritas.

Um escritor-defunto, Brás Cubas, conta sua história e dá seu parecer sobre a sociedade brasileira no século XIX. Com as lentes não só da amargura, mas também da melancolia, ele narra a sua história, nos confessando que não deixou descendência a sua miséria.

Essa nova versão traz ainda ilustrações de Cândido Portinari, notas de rodapé e várias outras vantagens! Foi bacana dar essa repaginada, afinal, o livro está aí desde 1881 (nem tinham abolido a escravidão ainda!). Decerto que esse livro deveria estar nas estantes de todas as casas brasileiras, pois é absolutamente incrível (mas para quem gosta de literatura clássica, como eu!).


20. Triste Fim de Policarpo Quaresma, por Lima Barreto

Empolguei com os clássicos, alguém me segura! Sério, leitor, vamos voltar no tempo mesmo! Esse livro é extremamente patriota, digno de aplausos, pois estou certa que hoje em dia não exista ninguém que ame tanto nosso país quanto Policarpo Quaresma.

Aliás, patriota ou ufanista? Um louco (ou será que os loucos somos nós?) que faz várias peripécias ao longo do livro e uma delas (não é spoiler, meus caros!) é querer mudar o nosso amado português para o tupi-guarani.

Em resumo, essa obra nos arranca boas risadas, faz críticas à sociedade da época e nos desmonta com seu triste fim. Com certeza, é uma leitura que vale a pena, e um ótimo presente para quem ama ler!


21. Não Se Apega Não, por Isabela Freitas

Você já pensou que, às vezes, é o nosso apego às coisas (ou às pessoas), que nos faz tão infelizes? Nesse primeiro livro de Isabela Freitas, a autora relata o término de um namoro 2 anos e a busca por amor-próprio e autoconfiança.

Uma conversa com o leitor sobre as suas decepções amorosas, bem como os seus medos e situações engraçadas que só nossa querida “Bela” poderia nos contar.

De tal sorte que a autora faz de nós, leitores, seus amigos e confidentes fiéis. A leitura é tão rápida e prazerosa que você nem vê o tempo passar.


22. Almas Gêmeas: por quanto tempo um sonho consegue sobreviver?, por Nicholas Sparks

“Carne e unha, alma gêmea..”. Se você também pensou na música de abertura da novela do famosíssimo Walcyr Carrasco, saiba que você não está só. Mas essa obra maravilhosa de Nicholas Sparks não traz Serena como protagonista (infelizmente!).

Na verdade, a protagonista, Hope Anderson, de 36 anos, é uma personagem bem diferente. Com um longo relacionamento de 6 anos sem perspectiva de casamento, vive sua vida normalmente até seu pai ser diagnosticado com uma doença degenerativa. Ela fica sem rumo.

Enquanto isso, Tru Walls, que está na África, recebe uma carta de seu pai biológico. Os dois acabam se encontrando numa praia, e se conectam instantaneamente, vivendo uma história cheia de paixão, escolhas e renúncias. Prepare os lencinhos, porque eu li o livro despreparada e quase o encharquei com minhas lágrimas.


23. Fazendo Meu Filme, por Paula Pimenta

Ah, quem não ama uma história adolescente para se conectar com aquela parte jovem que vive em nós, não é mesmo? Assim sendo, é exatamente isso que o livro nos traz.

Afinal, a vida de Estefânia estava indo bem, até que recebe uma proposta de intercâmbio e as coisas mudam. Não apenas a relação com sua família, mas também com suas amigas, com seu melhor amigo, tudo é retratado no livro de maneira leve e divertida, trazendo o vigor da juventude para as páginas do livro.

Um livro bem escrito e com linguagem acessível, ideal para despertar o gosto pela leitura naquela menina adolescente.


24. Extraordinário, por R. J. Palacio

Se acaso eu pudesse descrever esse livro com uma palavra, seria: extraordinário. É uma história linda, comovente, que nos faz querer entrar nas páginas do livro e dar um abraço em Auggie.

Bom, August Pullman, um garoto que nasceu com uma severa deformidade facial, e, como resultado, nunca frequentou a escola, mas agora precisará fazer parte de uma.

Todavia, será que ele conseguirá passar despercebido?

Muito lindo, vale a pena! Esse é um dos melhores presentes que alguém pode ganhar!


25. O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne

Para fechar nossa lista com chave de ouro, temos ‘O Menino do Pijama Listrado’. Um inesquecível livro para dar de presente, que conta a história de Bruno, um garoto de 9 anos que muda de Berlim para um lugar isolado.

Logo após se mudar, ele vê uma cerca da janela de sua nova casa, e pessoas que usam pijamas listrados do outro lado. Assim, na cerca ele conhece um menino chamado Shmuel, e os dois viram amigos.

É uma história comovente — uma vez que se passa na Segunda Guerra. A obra nos faz rir, chorar, e, sobretudo, ficar com o coração partido e agradecer por não termos vivido naqueles tempos, mas, ao mesmo tempo, nos surpreendemos negativamente com o quão longe alguém pode chegar para defender o que acredita.


Livros para dar de presente…

..existem aos montes. Mas o livro ideal depende da personalidade do(a) leitor(a) amigo(a).

Por isso, essa lista tem de tudo um pouco. Ficção, não-ficção, clássicos, contemporâneos, para adultos e adolescentes. Por fim, tenho certeza que você achou o livro prefeito para embalar bem bonito e presentear.

Se não, conta pra gente qual livro você incluiria nessa lista. 🙂


Compartilhar