Livro sobre linguística aplicada ao ensino de português é lançado pela Editora Contexto

Compartilhar

Foi lançado na última segunda-feira (10/7) o livro Linguística aplicada: ensino de português, escrito pelas professoras Carla Viana Coscarelli, da Faculdade de Letras da UFMG, e Ana Elisa Ribeiro, do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG.

O objetivo da obra é discutir a relação entre o ensino do português como língua materna e a Linguística Aplicada (LA), servindo como material para a formação base de professores. Para tanto, o livro foi escrito em linguagem acessível e traz diversos exemplos e atividades para ajudar os estudantes universitários a colocar em prática os ensinamentos.

A Linguística Aplicada é o ramo da linguística que se preocupa com as aplicações práticas dos estudos linguísticos, por exemplo, no ensino de idiomas, na tradução e na terapia da fala. Para os professores em formação, a linguística aplicada ao ensino de português se torna uma ferramenta imprescindível que, como mostra a obra, influencia as concepções de educação e do ensino da língua nas escolas.

Mais livros da coleção Linguagem na Universidade

O mais recente livro sobre linguística aplicada ao ensino de português faz parte da coleção Linguagem na Universidade, coordenada por Kleber Silva e Stella Maris Bortoni-Ricardo (ambos da UnB), e publicada pela Editora Contexto.

As obras da coleção abrangem questões de linguagens e suas interseccionalidades a partir de disciplinas obrigatórias nos currículos dos cursos de Pedagogia e Letras.

Laboratório de ensino de gramática, por Maria Helena de Moura Neves e André V. Lopes Coneglian

O Laboratório do Ensino de Gramática é um livro essencial escrito por Maria Helena de Moura Neves, que oferece um olhar inovador sobre o ensino da gramática. A autora explora metodologias e estratégias que visam tornar o aprendizado gramatical mais dinâmico e significativo para os alunos.

Por meio de exemplos práticos e reflexões teóricas, o livro desafia os métodos tradicionais de ensino, incentivando professores e educadores a repensarem suas abordagens.

Com uma linguagem acessível e embasamento teórico consistente, Maria Helena de Moura Neves nos guia por um laboratório de ideias, onde a gramática se torna um instrumento vivo e útil para o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes.

Leitura e produção de textos, por Juliana de Freitas Dias

Leitura e Produção de Textos é um livro escrito por Juliana Freitas, que aborda de forma abrangente e prática a importância da linguagem na universidade. A autora explora estratégias eficazes para aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes universitários, fornecendo orientações valiosas para a produção de textos acadêmicos.

Com uma abordagem clara e acessível, Juliana Freitas apresenta técnicas de interpretação de texto, estruturação de argumentos e organização de ideias. Além disso, o livro aborda temas como a coesão textual, a norma culta da língua e a escrita científica.

Leitura e Produção de Textos é uma leitura essencial para quem deseja aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, desenvolvendo uma linguagem clara e eficaz na universidade e em sua carreira.

Estágio supervisionado de inglês, por Rosely P. Xavier

Estágio Supervisionado em Inglês é uma obra de Rosely Xavier, que oferece uma abordagem prática e orientações essenciais para estudantes de Letras ou áreas afins que estão realizando estágio supervisionado na disciplina de Inglês.

O livro explora os principais desafios enfrentados pelos estagiários, fornecendo diretrizes claras para o planejamento de aulas, desenvolvimento de materiais didáticos e avaliação dos alunos.

Com uma linguagem acessível e embasamento teórico consistente, Rosely Xavier auxilia os estudantes a aplicarem na prática do estágio os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, aprimorando suas habilidades como futuros professores de inglês.

Leia também:


Compartilhar