Poema de escritor brasileiro será exposto no metrô de Paris

Compartilhar

O escritor Leonardo Tonus é um dos vencedores do 9º Grand Prix Poésie RATP, prêmio de poesia organizado pela Régie autonome des transports parisiens (RATP), a agência de transporte público de Paris.

Está é a nona edição do prêmio criado para promover a escrita em Paris. São ao todo três categorias – Crianças, Jovens e Adultos – que premiaram 11 poetas de Paris, selecionados em votação pública pela internet a partir de 30 finalistas escolhidos pelo júri.

Os 11 vencedores também terão a chance de ter seus poemas expostos no metrô de Paris durante os dois meses do verão, para que possam ser lidos pelos milhões de passageiros que usam o sistema de transporte todos os dias.

Leonardo Tonus está entre os vencedores na categoria Adultos com o poema Un geste:

Devant l’inutilité du geste

Reste l’écriture d’une urgence

D’en faire peu

Mais de toutes nos forces

Poema Un geste, de Leonardo Tonus

A tradução do poema nos mostra o poder de versos simples:

“Diante da futilidade do gesto / O que resta é a escrita de uma urgência / De fazer pouco / Mas com toda a nossa força”

Carreira e obras de Leonardo Tonus

Leonardo Tonus é considerado o nome do ensino da literatura brasileira na Sorbonne e possui um currículo impressionante. Desde 2000 ele é professor na universidade mais famosa de Paris, organizando eventos, livros e publicando artigos acadêmicos que tratam da literatura brasileira contemporânea.

Tonus nasceu no Brasil, no interior de São Paulo, e vive há mais de 30 anos em Paris, onde leciona na universidade de Sorbonne e trabalha na aproximação entre as literaturas brasileira e francesa.

Entre os seus livros publicados estão Olhar Paris (Editora Nós, 2016), Escrever Berlim (Editora Nós, 2017), Navegar Chicago (Editora Nós, 2021), além de três coletâneas de poesias: Agora vai ser assim (Editora Nós, 2018), Inquietações em tempos de insônia (Editora Nós, 2019) e Diários em mar aberto (Folha de Relvas Edições, 2021, que foi traduzido para o alemão pela Editora Hagebute).

Leia também:


Compartilhar