TikTok lança editora própria e entra no mercado literário

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A empresa ByteDance, dona da rede social TikTok, lança editora própria e está movimentando o mercado literário. Nos últimos anos, o TikTok se tornou uma das principais redes usadas para divulgar o trabalho de autores independentes, como Colleen Hoover, um fenômeno internacional de vendas. Agora, parece que os detentores desta mega plataforma querem ter uma fatia maior do mercado.

O site Publishers Marketplace foi o primeiro a anunciar, em 2 de maio, que a ByteDance havia aberto diversas vagas de emprego no setor de “publicação online”, o que indicaria que a detentora do TikTok estava prestes a entrar no mercado literário. Um porta-voz da empresa disse ao Publishers Marketplace que a iniciativa não estaria ligada à rede social, e que a ByteDance está sempre à procura de novos mercados.

O assunto voltou a causar burburinho no dia 1º de julho, quando o New York Times publicou uma reportagem a respeito das primeiras movimentações da nova editora, chamada 8th Note Press. Segundo a publicação, autores independentes estariam sendo sondados para cederem os direitos de seus livros a preços menores do que a prática de mercado.

Uma das autoras citadas pelo New York Times é Tricia O’Malley, que já tem cerca de 40 romances publicados por conta própria. O’Malley teria recebido uma oferta da ByteDance em abril para comprar os direitos de dois de seus livros, com um adiantamento de US$ 3.500 por livro. No entanto, o valor seria menor do que os dois títulos geram de lucro por mês, mas o acordo incluía uma campanha de marketing de mídia social e royalties.

De acordo com a autora, “A empresa estava interessada em fantasia e romance, livros antigos e novos, histórias que fossem bonitinhas, divertidas e sensuais, mas nada muito quente ou sombrio”.

O poder do #BookTok

BookTok é a hashtag que os leitores usam no TikTok para marcas as publicações relacionadas a livros, e acabou se tornando o espaço nesta rede social destinado às obras mais queridinhas dos chamados booktokers. A hashtag já reuniu mais de 153 bilhões de visualizações e é responsável pelo estrelato de alguns autores autopublicados.

O impacto do uso do TikTok na divulgação de livros é tamanho que o jornal alemão Stern afirmou em um artigo que “o aplicativo não só conseguiu tornar a leitura de livros popular novamente, como também revolucionou todo o setor literário ao mesmo tempo”. Isso porque o TikTok é extremamente importante para a Geração Z, que volta agora a consumir livros, influenciados pelas suas For You Page – a página de indicação de conteúdo desta rede social.

O produto mais famoso dessa revolução é, sem dúvidas, a já citada Colleen Hoover. O seu livro É assim que acaba (Editora Galera, 2018) se tornou um dos melhores exemplos do poder do Booktok. Embora o livro já fosse bem-sucedido na época do lançamento, em 2021 a fama da autora atingiu um patamar totalmente novo.

Segundo o New York Times, a edição impressa de It ends with us, a versão original em inglês do livro, vendeu 8,6 milhões de cópias somente nos EUA em 2022. O impacto da rede social fica claro quando comparamos estes com os números de 2020, quando Colleen Hoover vendeu um total de 237.000 livros impressos nos EUA. 

O New York Times também aponta que os posts marcados com a tag #ColleenHoover foram vistos mais de 4,2 bilhões de vezes e, ao todo, os livros da autora venderam mais de 24 milhões de cópias.

TikTok lança editora e se torna o dono da bola e do campo

Uma das grandes preocupações do mercado literário parece ser o controle que a ByteDance terá dessa poderosa ferramenta de divulgação de livros assim que a sua própria editora entrar em campo. A reportagem do New York Times trata exatamente desse medo, afirmando que:

Ao aproveitar a capacidade do TikTok de atrair a atenção para os livros e seu vasto acervo de dados de usuários, a ByteDance poderia impulsionar seus próprios autores em detrimento de outros e tornar o BookTok menos orgânico e orientado para o usuário, uma perspectiva que preocupa muitos usuários e autores do TikTok. A empresa também poderia colocar as editoras tradicionais e os autores autopublicados em desvantagem.

Ainda é cedo para tirar conclusões a respeito do impacto que a 8th Note Press terá no mercado literário internacional. No entanto, é seguro dizer que o fato de que o TikTok lança editora no auge do sucesso do aplicativo poderá trazer mudanças drásticas na forma que o BookTok é apresentado aos usuários.

Até as livrarias tradicionais e lojas online se entregaram ao poder do TikTok de levar multidões a comprar livros. Na Amazon, por exemplo, a categoria Sucesso no TikTok foi criada para marcar os livros que estão sendo divulgados na rede social.

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