Como a leitura muda o cérebro, segundo a ciência

Compartilhar

Ler é decifrar um código composto de letras — ou símbolos, em outros idiomas — que se juntam em palavras que, por sua vez, possuem significados e se relacionam gramaticalmente umas com as outras. Assim, já é um fato comprovado pela ciência que a leitura muda o cérebro.

Pensando assim, a leitura é mais complicada do que imaginamos. Só para ilustrar, pense em uma criança aprendendo a ler, conhecendo vogais e consoantes, entendendo a relação de umas com as outras.

É um serviço pesado para o cérebro.

Que a leitura faz bem para gente, nós sabemos. Mas isso vai muito além de aprender coisas novas e saber usar a norma culta da língua portuguesa.

Ler afeta e altera nosso cérebro, tanto criando conexões neurais, quanto influenciando nossa saúde mental. No fim das contas, ler faz super bem para nós.

Pesquisas demonstraram que a leitura exercita o cérebro, melhora a memória e aumenta o foco e a concentração. Ela estimula nossa imaginação, criatividade e habilidades de pensamento crítico, permitindo que resolvamos problemas e pensemos fora da caixa. A leitura também nos ajuda a desenvolver empatia e inteligência emocional, pois mergulhamos na vida e nas experiências dos personagens de uma história.

Seja um romance cativante, um livro informativo de não ficção ou até mesmo um artigo instigante, a leitura é uma ferramenta poderosa que pode transformar nossa mente e enriquecer nossa vida.

Portanto, vamos mergulhar no mundo dos livros e desvendar os benefícios ilimitados que eles proporcionam ao nosso cérebro e à nossa função cognitiva.

Mas como exatamente isso acontece? Vamos ouvir os cientistas:

A leitura no cérebro

O cientista francês, Stanislas Dehaene, se formou em matemática e psicologia anates de se tornar um dos pesquisadores mais ativos em neurociência do processamento da língua e dos números no cérebro humano.

Em seu livro Reading in the Brain: the new science of how we read (Penguin Publishing Group, 2009), título que pode ser traduzido para A leitura no cérebro: a nova ciência de como lemos, o cientista apresenta os mais novos avanços em pesquisas que estudam o ato de ler no cérebro.

Descobrimos que o cérebro alfabetizado contém mecanismos corticais especializados que estão muito bem sintonizados com o reconhecimento das palavras escritas. Ainda mais surpreendente é que os mesmos mecanismos, em todos os seres humanos, estão sistematicamente alojados em regiões cerebrais idênticas, como se houvesse um órgão cerebral para a leitura.

Dehaene, Stanislas. Reading in the Brain (p. 4). Penguin Publishing Group. Edição do Kindle.

Isso significa que, mesmo que a leitura seja um avanço tecnológico relativamente novo em relação à história da humanidade, nossos cérebros se desenvolveram para processar a palavra escrita.

E a mesma parte do cérebro é ativada em todos os serem humanos quando leem, seja o texto em chinês ou francês.

Leia também: Literatura de cordel: 25 melhores exemplos para conhecer o que é, de onde veio e para que serve

Benefícios da leitura para o cérebro

Ler, então, é um trabalho duro para o cérebro decodificar os símbolos à sua frente. Mas a leitura não é linear.

Dehaene também explica em seu livro como o ato de ler acontece em etapas e como nosso cérebro foca em uma palavra central, mais algumas palavras atrás e na frente.

As características peculiares do sistema visual do primata explicam porque a leitura não funciona como um scanner rápido e eficiente. Conforme movemos nossos olhos através da página, cada palavra é lentamente trazida para a região central de nossa retina, apenas para ser explodida em uma miríade de fragmentos que nosso cérebro mais tarde volta a separar. É somente porque estes processos se tornaram automáticos e inconscientes, graças a anos de prática, que temas a ilusão de que a leitura é simples e sem esforço.

Dehaene, Stanislas. Reading in the Brain (p. 8). Penguin Publishing Group. Edição do Kindle.

Por ser uma prática que demora anos para ser automatizada, a leitura é como um esporte para o cérebro.

Mas os benefícios da leitura vão muito além de manter nossas mentes afiadas. Somos afetados psicologicamente pelas leituras que fazemos, aprendemos palavras e fatos novos, colocamos nossas visões de mundo em perspectiva e mais.

Veja abaixo 6 razões pelas quais ler faz bem e estimula o cérebro:

1. Ler melhora a capacidade de processar a linguagem

Pesquisadores da Emory University descobriram que ler um romance aumenta as conexões nas partes do cérebro que lidam com a recepção da linguagem e compreensão de texto.

Tudo isso graças à neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função a partir dos padrões de experiência.

Ou seja, quanto mais fazemos uma coisa, melhor nosso cérebro se adapta a fazê-la. Por consequência, quanto mais lemos, melhor e mais rápidos podemos compreender o sentido das frases e palavras que vemos no papel.

ler faz bem para o cérebro

Você vai gostar de ler: Resenha de Macbeth em 3 atos: a beleza da tragédia shakespeariana

2. Ler ensina novos comportamentos ao nosso corpo

A mesma pesquisa citada acima, da Emory University, mostrou também que ler ativa um processo conhecido como cognição incorporada, uma tese que afirma que nosso cérebro não aprende somente com símbolos, mas também com experiências corporais e até mesmo com simulações.

Desta forma, mesmo imaginando – ou lendo – a respeito de uma ação, a leitura muda o cérebro e assume isso como realidade e aprende desta experiência.

Gregory Berns, um dos cientistas que assinou o estudo, afirma que a leitura sobre uma ação como a natação, por exemplo, ativa os neurônios que estão associados a esse ato, mesmo sem você mexer nenhum músculo.

3. Ler nos torna mais empáticos

O poder da leitura de nos colocar em cenários inventados ensina não só nosso corpo a lidar com situações diferentes, mas também com nossas emoções.

Dessa forma, outro benefício da leitura é que, quando nos colocamos no lugar do outro, mesmo que seja um personagem fictício cuja experiência não é real, nos tornamos mais empáticos.

Isso é o que mostra uma pesquisa de 2013 da The New School de Nova York, que descobriu que os leitores de ficção são excelentes em testes que envolvem a compreensão dos sentimentos de outras pessoas. Logo, mais um exemplo de como a leitura muda o cérebro.

Especial para você: O Músico Cego

4. Ler ajuda o cérebro a relaxar

Se pensarmos bem, ler é quase uma forma de meditação, pois exige concentração e foco em apenas uma coisa. E os cientistas concordam com isso.

David Lewis, neuropsicólogo cognitivo da Universidade de Sussex, mostrou em sua pesquisa que ler é de fato a melhor forma de relaxar.

“É mais que uma simples distração, mas um envolvimento ativo da imaginação, pois as palavras na página impressa estimulam sua criatividade e fazem com que você entre no que é essencialmente um estado de consciência alterado”, disse o cientista.

5. Ler melhora a memória

Mesmo que você seja daqueles que lê um livro e depois esquece completamente a história, saiba que esta leitura já ajudou o seu cérebro — e muito.

Ler é como musculação para o cérebro e o resultado é uma memória mais potente. Isso foi que descobriram as pesquisas do Haskins Laboratories for the Science of the Spoken and Written Word.

A leitura, ao contrário de assistir televisão ou ouvir um podcast, dá ao cérebro mais tempo para parar, pensar, processar e imaginar a narrativa. Este aumento da atividade cerebral ajuda a manter a memória afiada.

6. A leitura muda o cérebro e melhora a capacidade de concentração

Ao contrário do que fazemos na internet, onde pulamos de informação em informação em poucos segundos, a leitura exige concentração para não se perder na história.

Segundo a neurocientista, Susan Greenfield, em seu livro Transformações mentais: como as tecnologias digitais estão deixando marcas em nossos cérebros (Alta Books, 2022), quando lemos um romance, pensamos lentamente nas informações que temos diante de nós. 

Este exercício de dedicar tempo para processar a narrativa, pensar sobre os diferentes níveis da história e como eles se encaixam, de fato aumenta a capacidade de concentração, especialmente em crianças.

Outras formas que ler faz bem para nós

Qualquer leitor ou leitora ávidos dirão que ler faz bem para a mente, para o corpo e para alma.

Livros são entretenimento da melhor qualidade, pois nos permitem mergulhar em mundos diversos sem sair do lugar.

Além disso, como a leitura muda o cérebro, ler é super importante para crianças, ajudando a regular as emoções, a compreender assuntos complicados e a se tornarem leitores do futuro.


Se você quiser saber mais sobre o processamento das ações de como a leitura muda o cérebro, recomendo os seguintes livros:


Compartilhar