
Foi lançado pela Rocco o livro Imaginável, escrito pela designer de jogos e futurista norte-americana Jane McGonigal. A proposta da obra é fazer com que o leitor tenha as ferramentas necessárias para imaginar sem medo todos os cenários do futuro, e assim, estar melhor preparado para lidar com o imprevisível.
O título é uma brincadeira com a palavra “inimaginável” e tudo o que pode acontecer que não poderíamos prever. Um exemplo é a pandemia pelo Coronavírus, que seria um cenário de filme de terror se não tivesse acontecido de verdade.
Em Imaginável, McGonigal traz perguntas que parecem mais inimagináveis: e se a internet e as redes de celular fossem desligadas? Ou, ainda pior, e se cientistas usassem uma tecnologia para bloquear a luz solar e esfriar o planeta, numa tentativa de controlar a crise climática, submetendo a população a um longo inverno?
Para imaginar o inimaginável, a autora apresenta técnicas de futuristas profissionais para identificar mudanças eminentes, e propõe determinadas simulações sociais para nos ajudar a refletir sobre como agiríamos nestes casos.
Mas o exercício não é feito para induzir o leitor ao pânico. Muito pelo contrário. Ao examinar estes cenários improváveis, tanto bons quanto ruins, o leitor pode aprender técnicas para se preparar para qualquer situação.
Com base nas mais recentes pesquisas científicas em psicologia e neurociência, Jane McGonigal nos mostra como treinar nossa mente para, por exemplo, imaginar como será nossa vida daqui a dez anos, desenvolver a coragem e a visão para resolver problemas de forma criativa, tomar medidas e decisões que ajudarão a moldar o futuro que desejamos, e acessar o “otimismo urgente”, uma força imparável dentro de cada um de nós que ativa nosso senso de agência.
Biografia e obras de Jane McGonigal
Jane McGonigal é designer de jogos, autora e pesquisadora, trabalhando atualmente como diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos no Institute for the Future. Ela é doutora em estudos performáticos pela Fordham University, sendo a primeira pessoa no departamento a estudar computadores.
McGonigal já foi chamada pelo jornal The Guardian de “o rosto público da gamificação”, título ao qual ela se opôs, afirmando:
“Não uso ‘gamificação’ e não estou preparada para dizer que acho que funciona. Não acho que ninguém deva criar jogos para tentar motivar alguém a fazer algo que não quer fazer. Se o jogo não for sobre um objetivo pelo qual você se sinta intrinsecamente motivado, ele não funcionará.”
Apesar disso, além de Imaginável, a autora lançou no Brasil o livro A realidade em jogo (2017, Editora Best Seller), que apresenta um estudo completo sobre o uso da gamificação – técnicas dos jogos em contextos de não entretenimento para aumentar o engajamento – para melhorar a vida das pessoas.
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